Total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 28

A irmã da minha mãe




A irmã da minha mãe é uma pessoa muito especial pra mim.
Muito provavelmente ela nem saiba o quanto.
Pelo menos, até hoje, porque agora ela vai saber.
Quando eu ainda era uma pirralha, ela já era uma moça linda, bonita mesmo, sem exageros.
Achava ela parecida com a Regina Duarte na novela Véu de Noiva. E eu sou fãzona da Regina Duarte até hoje! E amo o Francisco Cuoco também! Adorei rever essa dupla em “O Astro”.Só faltou tocar Rock and Roll Lullaby.
Minha tia sempre se vestia bem, e eu tentava imitá-la. Como era costume, na época, as roupas que deixavam de servir nela, aquelas que ainda “estavam boas”, como dizia minha avó, algum tempo depois vinham direto pra mim. E eu passava a usá-las com o maior orgulho, como se algumas peças de pano tivessem o poder mágico de me deixar parecida com ela.
Nossa, eu ficava me achando o máximo!!!
Claro que a moda já havia mudado um pouquinho, mas isso não tinha nenhuma importância pra mim. Eu gostava até do cheiro daquelas roupas. Era o cheiro da “Casa da Vó”, que sempre foi o meu Paraíso na Terra.
Minha tia era uma guria alegre, festeira, dona de um sorriso luminoso.
Fazia ginástica olímpica, e foi até baliza da banda da Escola.
Aposto que havia mil garotos a fim dela!
Uma vez ela namorou um cara muito lindo, parecido com aquele modelo famoso da década de 70, o Pedrinho Aguinaga, você lembra?
É ... talvez não lembre, se você não é como eu, que já passei dos 50.
Mas vai daí que, num belo dia, ela terminou com ele. E eu chorei durante uma semana!
Verdade!!! Como é que ela fez isso comigo??? Eu gostava tanto dele!!!
Minha melhor amiga, a Carol, me chamou de “ridícula” (não sei se foi esse o termo que ela usou na época, mas é o que as adolescentes usam hoje em situações do tipo).
Passado algum tempo, minha tia se formou em Odonto, e eu fui trabalhar como assistente dela, toda feliz.
Nossa, foi muito engraçado, pois a família toda correu para arrumar os dentes. Dinheiro que é bom, nada! Mas aquele coração gigante dela nunca deixou de atender alguém com dor por causa disso, muito menos de embelezar muitos sorrisos... aliás, alguns lhe retribuíram o tratamento dentário com um belo “sorriso novo” (confesso, aí, um certo exagero, mas foi válido para compor um texto legal; na verdade, alguns até pagaram!!!).
Minha tia tem inúmeras qualidades. Deve ter defeitos, também, mas eu não sei, e nem quero saber deles.
 dentre tudo de bom que ela já fez na vida, quero destacar um mérito em especial, que foi o cuidado que ela teve com a mãe dela até o final.
Para mim, que amava muito a minha a avó, essa atitude amorosa e generosa a diferencia de todos, e a qualifica, pois se trata de tarefa que exige tempo, paciência, renúncia, e muita dedicação.
E isso não é pra qualquer um!
Querida Ester, se tu ainda não sabias, agora vais saber.
Torno público o amor e a admiração que tenho por ti, e, pelo menos para mim, tu continuas linda como a Regina Duarte!!!

Da série "Passei dos 50", por Deborah Johansen.