Total de visualizações de página

domingo, fevereiro 19

ASSUNTO DE PESO

 





Em uma única página do Jornal O SUL do dia 17 de fevereiro, encontrei essas três manchetes:
"DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA DE GORDINHA VAI PARAR NA JUSTIÇA" - uma funcionária do Vigilantes do Peso passou de 74 para 93,8 quilos durante os 15 anos em que trabalhou lá.
"MULHER PERDE PESO APÓS FICAR ENTALADA" - foi na banheira de sua casa, quando pesava 145 quilos; quatro anos depois, ela comemora seu novo corpo, de 58 quilos.
"O HOMEM MAIS GORDO DO MUNDO" - um britânico, de 42 anos e 368 quilos, que come 8 cachorros-quentes apenas no café da manhã, é o novo detentor desse título, após desbancar o mexicano que chegou a pesar 600 quilos, mas que agora tem menos de 240.
Três "notícias de peso", que me deixaram com a "consciência pesada".
Fiquei, então, "sopesando" o assunto.
Toda mulher diz que precisa perder 5 quilos, independente do peso que tenha.
Mas eu nunca digo isso.
Não preciso perder 5 quilos.
Preciso perder 15!
Em novembro de 2010, fiquei 10 dias num spa em Itapema/SC.
Numa rotina diária que envolvia duas caminhadas de 1 hora, 1 aula de hidroginástica, 1 aula de aeróbica, muitas massagens e tratamentos, e o consumo de apenas 780 calorias (o que é pouco mais que alface, pepino e água), consegui perder míseros 5 quilinhos.
E, pasmem, do grupo que estava lá naqueles dias fui a campeã em perda de peso. Ganhei até uma faixa!
Seis meses depois, aqueles 5 quilos já estavam de volta, pelo corpo todo, mas com uma sinistra preferência pela área da cintura.
Desolação total!
Nunca tive grandes atritos com a balança na minha vida... até a menopausa.
Desde então, nossa relação degringolou.
"Piso" nela todo o dia pela manhã. Ela, desaforada, só me dá más notícias.
Mas para 2012, estou cheia de propósitos.
Ei, você viu como é? Nem as palavras colaboram.
"Cheia de propósitos"... Devia dizer "fininha de propósitos".
Havia até cogitado entrar no Vigilantes do Peso.
Mas agora, sabendo que a funcionária foi demitida por engordar 20 quilos em 15 anos...
Ora, isso aí eu consigo sozinha, e sem qualquer sacrifício!
Quanto ao caso da mulher "entalada"... bem, esse risco, pelo menos, eu não corro.
Mas é só porque não tenho uma banheira!
E se passei dos 50, mas continuo gostando de cachorro-quente feito criança, tenho que "tomar" uma providência, e com a máxima urgência:
- Então, sai aí um cafezinho... com adoçante?

Da série "Passei dos 50", por Deborah Johansen.