Total de visualizações de página

quinta-feira, fevereiro 2

DEPRESSÃO - O "Grande Cansaço"


Olha, vou te dizer uma coisa: eu até que luto bravamente. Não me entrego com facilidade.
Sou do signo de Capricórnio, que tem como símbolo a "cabra que sobe a montanha devagar... e sempre".
Mas, na escalada da vida, há momentos em que se atravessa no meu caminho o "Grande Cansaço
Ele é mais forte do que eu, e geralmente me abate. Agora mesmo, acabou de me jogar no chão!
E não é do "cansaço físico" que estou falando. Antes fosse! É daquele outro tipo... difícil de traduzir em palavras.

E, aí, você me pergunta: "- Mas, afinal, que está te faltando?"
E eu respondo... "- NADA!" "- TUDO!" "- NÃO SEI!"
Só sei que sinto um vazio, uma sensação ruim, um "sei lá o quê, entende?"

 E, então, não compreendo mais nada. Nada do que penso, é realmente. O bom, mesmo, é deixar de pensar por um tempo, para o prejuízo ser menor.

E também não quero fazer absolutamente NADA! Só tenho vontade de ficar quieta, parada... e esperar a coisa melhorar. Ficar ali, naquele exato ponto da montanha, sem dar mais um passo sequer. Baixar a cabeça, e olhar fixamente para o chão, tentando não despencar.
Além de não pensar, não quero falar, nem mesmo me mexer. Quero apenas chorar. E também dormir. Muito! Quem sabe quando acordar, a coisa tenha passado. É, tomara que tenha passado...
Enquanto não passa, não quero papo, não quero música, não quero filme, não quero nem mesmo os livros!

Já passei dos 50, e conheço muito bem o "Grande Cansaço". É um "velho conhecido" que tem me visitado cada vez com mais frequência. Ele nem precisa de convite. Vem quando quer. E quando menos espero.
Às vezes, finjo que não estou. Mas o danado não desiste, e fica batendo à minha porta, insistentemente.
E aí, eu abro! Ele entra, faz o que bem quer, e depois vai embora... satisfeito.
E se durante uma dessas "visitas" você resolver se aproximar, não espere muito de mim.
Dê-me todos os descontos da ocasião. Ou melhor : " - Volte amanhã!"
"Fechada por motivo de FORÇA MAIOR."

Mas, se ainda assim você vier, por sua própria conta e risco, chegue com cuidado,
e bem devagarinho...
NÃO DEPRESSA.

NÃO DÊ PRESSA.

É DEPRESSÃO.


Da série "Passei dos 50", por Deborah Johansen.