Total de visualizações de página

segunda-feira, janeiro 30

MIOPIA


Os olhos do meu filho Eduardo são iguais aos meus: castanho-escuros, nem grandes nem pequenos, e ... míopes!
Há 21 anos, dei-lhe À LUZ com uma VISÃO PERFEITA.
Quis o tempo - e a genética - que aos 16 anos ele desenvolvesse o mesmo problema de visão que passei a ter com a mesma idade: a MIOPIA
"Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados)" (Wikipédia).
Estive pensando...
Por que a visão de algumas pessoas vai encurtando... encurtando... até o ponto de enxergarem com nitidez somente aquilo que está mais perto?
Fui, então, pesquisar sobre o assunto na Internet, e encontrei um resumo do livro "Linguagem do Corpo", da psicóloga Cristina Cairo, Editora Mercuryo, que diz o seguinte:
"Miopia- Pessoas míopes não conseguem aceitar fatos e determinados acontecimentos que saiam fora do alcance de sua crença. Normalmente enxergam 'curto' quanto a determinados problemas e nunca reconhecem que são radicais em suas posições.
Discutir um assunto com elas requer tato e muita paciência, ou então aceite suas opiniões ainda que discordando delas.
Se você tem problemas de miopia, comece a reparar em seu comportamento perante um grupo de amigos e analise, sinceramente, suas atitudes e opiniões. O fato de parecer que estejam contra você não significa estarem errados. Podem estar tentando fazer você ver aquilo que não está enxergando.
A miopia manifesta-se em pessoas egocêntricas que não se importam com os outros ou não aceitam facilmente opiniões alheias. Na verdade são pessoas que possuem uma visão muito estreita do mundo e enxergam somente seus próprios problemas particulares e vêem apenas os aspectos imperfeitos das pessoas e coisas. Miopia é vista curta.
O importante é aumentar o seu campo de 'visão' da vida, começando a enxergar os problemas de pessoas que sempre estiveram ao seu lado mas que você nunca percebeu. Solte-se para a vida e veja como você pode crescer ainda mais ..."
Cruzes!!!
Será que sou tudo isso daí?
O pior é que realmente consegui me ENXERGAR, sob alguns aspectos, na tese desenvolvida por essa psicóloga.
Durante um bom tempo, fui muito "radical" em minhas posições, e não concordar comigo era mesmo "comprar uma briga".
Que o diga meu marido, que sempre teve uma paciência de Jó!
Por outro lado, não consigo ME VER como uma pessoa "egocêntrica", que não se importa com os outros.
Bem pelo contrário!
NA MINHA VISÃO, creio que me preocupei com algumas pessoas até mais do que devia, e agi como se SÓ EU ENXERGASSE o era bom para elas.
E querendo "dirigir" suas vidas, talvez eu as tenha prejudicado.
Eu e essa minha mania de bancar a "dona da verdade"!
Já passei dos 50 e, até agora, corrigi minha miopia por 3 vezes.
A primeira foi aos 28 anos, no tempo do "bisturi com ponta de diamante". Logo depois do procedimento, voltei à clínica e "teimei" que precisava de um retoque no olho esquerdo, pois queria uma VISÃO PERFEITA!
Pela minha insistência, o médico acabou fazendo o "retoque", e também a "minha vontade".
A última cirurgia que fiz foi há 3 anos. Dessa vez, sob o comando do Dr. NELSON BALESTRO JR., foi usado um equipamento a "laser", de última geração. Há poucos dias atrás, com uma máquina ainda mais moderna, de altíssima precisão, o mesmo profissional operou os olhos do meu filho.
Portanto, o Eduardo e eu devemos o fim da NOSSA MIOPIA a esse jovem médico que, além de extremamente competente, é dono de uma simpatia sem igual!
Agora, com meu CAMPO DE VISÃO aumentado, e VISUALIZANDO as coisas com MAIOR NITIDEZ, quero pedir PERDÃO a todos os meus amados, verdadeiras vítimas do meu JEITO MÍOPE de ser!
É o que me resta, já que não posso VOLTAR MEUS OLHOS PARA TRÁS e fazer tudo diferente.
Só fiz o que fiz imbuída de muito amor, e com as melhores intenções.
Mas, como diz o ditado, "De boas intenções...", você conhece o final!
A partir de hoje, com uma VISÃO MAIS ACURADA da vida, sei exatamente o que eu NÃO QUERO MAIS:
- Não quero mais ser míope!
- Não quero mais ser a dona da razão!
- Não quero mais dizer aos outros como devem viver!
Eu, literalmente, TIREI MEUS OLHOS de vocês, tô fazendo VISTA GROSSA.
Afinal, mal dou conta de VER o que é melhor pra mim!
E o problema, agora, é VISTA CANSADA.
Mas, aí, é outra história... e outro tipo cirurgia, que felizmente já existe, para a alegria da turma dos "enta".
E ao meu AMADO FILHO EDUARDO, um EX-MÍOPE, repito o conselho dado pela autora do livro:
"SOLTE-SE PARA A VIDA E VEJA COMO VOCÊ PODE CRESCER AINDA MAIS"!
E que TUA VISÃO alcance horizontes cada vez mais longínquos.
Que teus LINDOS OLHOS CASTANHOS te façam ENXERGAR a imensa beleza desse mundo.
Que teu OLHAR seja sempre repleto de AMOR e COMPAIXÃO.
E que VEJAS essa tua existência como uma grande oportunidade para SER FELIZ!

Da série "Passei dos 50", por Deborah Johansen