Total de visualizações de página

sábado, janeiro 14

Medo de dirigir



Tenho habilitação para dirigir desde os 21 anos. Mas, até hoje, não dirijo.
Antes, colocava a culpa no marido: "- E se eu bater o carro 'dele'?"
Acabei comprando um pra mim. É meu. Os documentos estão no meu nome.
Mas ele é quem dirige.
Fiz até terapia para superar o medo. Gastei tempo e dinheiro. Não adiantou!

Mas em 2012 eu vou dirigir!
Antes que o mundo acabe, eu juro que vou dirigir!
Afinal, se já passei dos 50, tô esperando o quê?
Queria ser como a "Dona Sylvia", minha inesquecível avó.
Aquela, sim, era corajosa! Tirou carteira aos 60 anos!!!
Tudo bem que repetiu os exames algumas vezes. E daí?
Tem guri novo que também treme a perna, faz bobagem, e não passa de primeira!

Finalmente habilitada, ela ganhou do meu avô um Fusca "vermelho degradê" - eram 3 tons diferentes: um no capô, outro no para-lama dianteiro direito, e um terceiro, provavelmente sua cor original.
Dá até para imaginar como dirigia o antigo proprietário!
Graças a Deus, minha vó não acrescentou nenhum outro tom àquele pobre carro.
Depois do Fusca, veio o Opala "amarelo mostarda", de 3 marchas, com o cambio em cima.
Pensam que ela se intimidou? Bem capaz!

Continuou voando as tranças naquele trambolhão, pra cima e pra baixo, com sol e com chuva, na cidade e no interior.
Aliás, não tinha tempo ruim para minha avó.
Ela nunca se "michou" pra nada na vida.
Se tinha que ser feito, ela fazia.
Se era pra decidir, decidia.
E mandar fazer? Também sabia.
Tudo que ela queria, conseguia.
Minha vó era, simplesmente, demais!!!
Ela se preocupava com "tudo" e com "todos".
Seu maior prazer era ver "todos" bem.
E, de preferência, "bem perto" dela.
Tinha uma fé em Deus inabalável!
Quando meu avô morreu, nós todos nos preocupamos.
Afinal, tinham sido companheiros por mais de 60 anos!
Mas ela continuou firme e forte conosco, por mais um bom tempo.
...
Ai,  que saudade da "Dona Sylvia"!
Grande falta que ela faz!
Queria muito dirigir como ela... os automóveis... e também a minha vida.

Da série "Passei dos 50", por Deborah Johansen