Total de visualizações de página

quarta-feira, janeiro 11

Quem é você?






Fiquei na praia sozinha por três dias, e vivi a experiência de "não ser":
"não ser" mãe, esposa, irmã, nora, cunhada, tia, sobrinha ou amiga.
Era somente eu comigo mesma, sem qualquer referência externa.
Mas, afinal de contas, "Quem sou eu?"

 Procurei um espelho e perguntei à imagem nele refletida:
" - Ei, quem é você?"

E a imagem respondeu prontamente:
" - Olá! Sou uma mulher madura, já passei dos 50.
Meu rosto tem rugas e manchas de sol.
Tenho diversas dobras e sobras pelo corpo.
Minhas pernas têm celulite e veias azuis.
Meu braço tem uma cicatriz esquisita.
Meu peso é e-x-a-t-a-m-e-n-t-e o mesmo de quando me casei,
só que com os algarismos invertidos.
Minha altura já diminuiu meio centímetro.
O cabelo é vermelho escuro, pelo menos enquanto não aparece o platinado na raiz.
Essa sou eu!"

 Não satisfeita, perguntei novamente:
" - Quem é você ?"

Passados alguns instantes, a mulher do espelho respondeu:
" - Ok! Chega aqui, mais perto, e olha dentro dos meus olhos.
Sou aquela criança que tinha todos os medos do mundo,
mas que, apesar deles, foi à luta.
Sou a adolescente cheia de planos para o futuro,
e com uma pá de incertezas também.
Sou a mulher adulta que errou muito, mas também acertou.
Que fez coisas das quais se orgulhou,
e outras de que se arrependeu profundamente.
Sou aquela que quase morreu logo ao nascer.
Mas sobreviveu, e se inventou.
E se reinventou mais de uma vez.
E que ainda se reinventa.
Meu nome é Deborah.
Ou, simplesmente, Dé."

Somente depois disso é que pude dizer:
"- Agora sei quem você é. Prazer em conhecê-la."

Da série "Passei dos 50", por Deborah Johansen.