Total de visualizações de página

quinta-feira, janeiro 5

Trauma de Aniversário







Passadas as festas de fim de ano, com muita comida, bebida,
música, fogos, conversas, promessas, presentes,
beijos e abraços, vem o quê???

O meu aniversário!!!

E ele vem numa data bem ruim, quando todo mundo já saiu em férias!
Tenho um verdadeiro "trauma" de aniversário, e vou te contar o porquê:
Era 1968. Nesse ano, não fomos para Pinhal com os meus avós,
como acontecia em todos os anos.
Lá, eu tinha um grupo de amigos bem legais!

Em função dos negócios, meu pai e seu irmão (e também sócio),
alugaram uma casa em Tramandaí.
Chegamos lá no primeiro dia do ano, e eu não conhecia ninguém.
Mas ao cabo de três dias, fizera alguns novos "amigos",
crianças que veraneavam na mesma rua.

Minha mãe, que não era muito boa nisso, resolveu organizar uma
festinha, e pediu que eu chamasse os meus convidados.
Lembro que não passavam de meia dúzia, mas eu já estava
me sentindo muito feliz.

Chegado o grande dia, mesa preparada com docinhos,
bolo de Nescau com Leite Moça, e Ki-Suco de Morango,
me arrumei toda e fiquei esperando os meus amiguinhos.
E esperei...esperei...esperei...e não veio ninguém.
Eu disse NINGUÉM !!!

Até hoje me pergunto:
" - Será que foram as mães que não deixaram seus
filhos participar da festa de uma ilustre desconhecida?"
" - Ou será que aquelas crianças simplesmente
não gostaram de mim???"
Não preciso dizer da minha decepção.
Mas lembro que segurei o choro, e segui em frente
...

Devia ter chorado!
Como não elaborei aquela rejeição, estava criado o TRAUMA.



"TRAUMA PSICOLÓGICO: é um tipo de dano emocional que ocorre
como resultado de um acontecimento. Pressupõe uma experiência
de dor e sofrimento emocional ou físico. Como experiência dolorosa que é, o trauma acarreta uma exacerbação do medo, o que pode conduzir ao estresse, envolvendo mudanças físicas no cérebro e afetando o comportamento e o pensamento da pessoa, que fará de tudo para evitar reviver o evento que lhe traumatizou." (fonte Wikipédia).

Pronto!
Acabo de revelar o que ficou por 44 anos guardado no meu coração.
Agora que já passei dos 50, esse evento traumatizante está perdendo
sua força, embora um resquício dele seja o fato de que minha data de
nascimento não aparece no Facebook.
Seria, ainda, o medo de não receber cumprimentos?
Aqueles, que faltaram em 68???
...
Puxa vida... estou me sentindo melhor...
Bem melhor!!!

"- Então, você aí, o que está esperando
para me dar um abraço bem apertado???"

Da série "Passei dos 50", por Deborah Johansen.